30 de maio de 2011

Projeto Piauí Dança Ceará. Realizado!

É louvável e gratificante quando vemos um projeto como o Piauí Dança Ceará ser realizado de forma brilhante. Primeiro por juntar de forma inédita sessenta artistas do Piauí para promover um mostra de dança no Ceará. Segundo por esse projeto ser idealizado e executado por artistas independentes com base no trabalho em coletivo. Na atual conjuntura onde o poder público discute com a classe artística formas de termos autonomia produtiva, iniciativas coletivas como essa mostra que de fato é possível se mobilizar e realizar grandes feitos para nossa cultura a partir dos artistas. A proposta não é assumir o lugar de “executores exclusivos de cultura”, porém proporciona um lugar de destaque dentro do processo de construção das iniciativas voltadas a cultura. A Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ) entende que, para atingimos um espaço propício de produção, fruição de produtos artísticos, pensamentos favoráveis ao desenvolvimento sustentável dos artistas é necessário planejamento, dedicação e profissionalismo. Entendo profissional não só como pessoa que vive financeiramente de sua profissão mais como trabalhador de cultura e por tanto partícipe indispensável na construção de melhoria de classe. Pode parecer óbvio mais o que vemos por aqui ao longo dos anos é a realização de ações que não foram pensadas pelos artistas, e que geralmente sem a preocupação de disponibilizar recursos que facilitem de forma digna o exercício do profissional/artístico. Com o Piauí Dança Ceará sendo uma realidade nos fez acreditar ainda mais que é possível se articular e organizar com alto nível profissional uma ação que rompe fronteiras geográficas e abri um horizonte de possibilidades profissionais.





O processo histórico do Piauí passa por etapas nem tão quanto lícitas. Fomos invadidos, mataram nossos índios e nos obrigaram por muitos anos a viver no limite territorial, nos educaram a não gostar de política e não acreditar em planejamento. “Deus sempre sabe o que faz!”. Duzentos e cinquenta e um mil, seiscentos e noventa e oito quilômetros quadrados. Somos o terceiro maior Estado do Nordeste com um extensão território que ocupa dezesseis virgula dezesseis por cento do território regional e dois virgula noventa e cinco por cento do território nacional. Somos hoje três milhões cento e dezenove mil habitantes, entender isso é importante, valorizar isso é fundamental. É impossível e inadmissível não enxergar nossa coragem e ousadia em assumir nosso lugar de agitadores culturais nos produzindo e garantindo espaço para mostrar nosso trabalho. O trecho do nosso hino composto por meu conterrâneo e contemporâneo Da Costa e Silva tem nossos objetivos ditos em forma de verso: “Possas tu, no trabalho fecundo E com fé, fazer sempre melhor, Para que no concerto do mundo O Brasil seja ainda maior. Possas tu, conservando a pureza Do teu povo leal, progredir Envolvendo na mesma grandeza O passado, o presente e o porvir.”





O Piauí Dança representa por tanto uma nova perspectiva de futuro, deslumbra um lugar com mais possibilidades de troca e trabalho em classe. É muito importante salientar que todas as ações conjuntas propostas pela OPEQ tem como base o conjunto, o limite de cada individuo, o respeito à diversidade e ao artista em especial. Entendemos a cada realização que esse é uma visão moderna que nos tira do casulo e nos coloca com outros mundos e realidades bem diferentes. Somos levados a conviver e assistir os colegas de profissão, conversar, criticar e avaliar o trabalho dos outros, contribuindo da nossa forma, dentro de nossas possibilidades. Precisamos entender de individual pra pensar em coletivo. O Piauí Dança Ceará é, portanto um espaço onde exercemos essas relações, e criamos conexões positivas. Desde mil oitocentos e vinte e três estamos na luta por nossa independência, anos depois tudo mudou muito, inclusive novos sentidos e o entendimento de independência. Acreditamos no Piauí Dança Ceará como uma nova maneira de entender e buscar independia, a proposta principal dos sessenta artistas que protagonizaram essa iniciativa, é apostar no trabalho de classe e entender que juntos podemos mudar qualquer realidade.







Fotos: Kelly Araújo.

Agradecimento:

Aos sessenta artistas do Arte Dança, Coisa de Nego, NAI Dirceu, Companhia Cyntia Layana, Afoxá, Dança Eficiente e Musical Palmares por apostarem e produzirem o projeto PIAUÍ DANÇA CEARÁ.
Ao apoio: Sobrado Doutor José Lourenço, Teatro José De Alencar, Secretaria de Cultura do Ceará, Teatro das Marias, Deputado Fábio Novo, Deputada Juliana Morais Sousa, Deputado Marden Menezes, Deputada Rejane Dias, Sindicato dos Comerciários, Artelaria e outros.

Grato a Kelly Araújo, Micheli Tajra, Sílvia Moura, Artinildes Afoxá, Claudia Simone, Jorjão, Geovano Quadros, Assunção Aguiar, Beth Battali.

Sem os quais não seria possível Luis Carlos Vale, João Vasconcelos, Fran Silva e Zéh Carlos.

Pensando em Torquato Neto digo: “Só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder” Estou mais que satisfeito com tudo, estou realizado!
O Piauí Dança Ceará 2012 já começou. Venha juntar-se a nós.
Assinado: Valdemar Santos, Diretor Artístico da Organização Ponto de Equilíbrio.    

Nenhum comentário: