1 de abril de 2013

DIA 05 DE ABRIL AS 19H. OPEQ LANÇA TRÊS PROJETOS CONTEMPLADOS NO PROGRAMAM BNB DE CULTURA



A Organização Ponto de Equilíbrio sente-se realizada por idealizar e produzir, graças a parceria com BNB Cultural e BNDS, esses projetos. Entendemos e proporcionamos um retorno social e cultural no momento em que promovemos a exibição desses trabalhos para o grande público para assim ele verem e valorizarem a dança como atividade saudável, e necessária ao nosso cotidiano. Todos os projetos depois de hoje farão um circuito de apresentações em todas regiões de Teresina, proporcionando assim envolvimento popular e possibilitando aos artistas da OPEQ serem visto e apreciados pelo grande público. É impossível termos a real dimensão desse circuito, pois as apresentações serão feitas em espaço públicos como praças, escolas e em frete as teatros, pois nosso objetivo é justamente diversificar o cotidiano desses espaços inserindo neles a dança produzida por artistas do Piauí.







Ringue Klauss Vianna de Dança Contemporânea.
O objetivo principal do Ringue Klauss Vianna de Dança Contemporânea é promover encontros, estudos, pesquisa, criação em dança utilizando a técnica da improvisação com base nos estudos do mestre Klaus Vianna, brasileiro e referencia mundial que desenvolveu uma técnica de consciência corporal com o estímulo para a busca do movimento original, individual e pessoal. Uma plataforma que mostra um duelo de improvisação em dança, entre as duas companhias teresinenses. Sendo uma alusão às batalhas de hip-hop: Locking, Popping, Breaking, que normalmente são realizadas nas ruas e geralmente praticadas em um espaço circular que se formam naturalmente quando a dança começa. Neste sentido o Projeto “Ringue Klauss Vianna de Dança” tem objetivo de promover uma mostra saudável de dança e improvisação.

Dançando Onde o Povo Está
A Organização Ponto de Equilíbrio tem como propósito contribuir com o desenvolvimento sócio-cultural-artístico-educacional do Piauí e através da dança divulgar a produção local. Mobilizando artistas, técnicos e produtores na integração das comunidades, garantindo suas participações em oficinas, debates e apresentações, possibilitando também a formação de grupos locais ao mesmo tempo que promove o lazer e a inclusão cultural. Como diz o poeta Milton Nascimento “Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão, todo artista tem de ir onde o povo está”. O projeto Dançando onde o povo está foi idealizado pela OPEQ e tem como ação principal à apresentação de um espetáculo que faz um apanhado de treze anos de história da Companhia Equilíbrio de Dança na construção da arte piauiense.

O Projeto Do Eu Sertão visa trabalhar diretamente com a valorização e autoestima das pessoas envolvidas, cidadãos da “Melhor Idade” misturados a crianças, adolescentes e por meio desse mistura temos o fio condutor que nos possibilita através de técnicas do teatro e da expressão corporal, contar histórias. O espetáculo envolve a comunidade e promove a circulação do resultado em 10 ruas na região da Zona de Teresina. O espetáculo expressará o folclore piauiense, divulgando-o à comunidade essa riqueza cultural nordestina. Além do espetáculo serão realizadas outras atividades, como: palestras seguidas de debates, enfatizando a manifestação apresentada; oficinas de teatro e danças nas comunidades para a pessoa idosa; culminando com um espetáculo com mostras no espaço onde possa atrair um número expressivo de espectadores.


Nenhum comentário: