24 de junho de 2012

QUILOMBO MIMBÓ, PERCUSSÃO PRA COMUNIDADE.

O projeto QUILOMBO MIMBÓ representa a resistência de um povo de beleza estonteante e cultura pulsante. 

A comunidade fica a 170km de Teresina e é formada por remanescentes de quilombos da época do Brasil colonial. Originou-se a partir de dois casais de irmãos que fugiram das fazendas e encontraram no Vale do rio Canindé o local ideal para cultivar a agricultura, pesca, caça e pecuária. 









O processo de criação do espetáculo "QUILOMBO MIMBÓ" foi coletivo e envolveu toda a comunidade. Realizamos oficinas de canto, dança, criação de figurinos e adereços, vídeo, fotografia, percussão e produção cultural com perspectivas de geração de emprego e renda; assim como o fomento dessa comunidade, que precisa ser reconhecida pelo grande público por seu grande valor Cultural e Histórico no Estado do Piauí.

Agradecimentos ao Ministério da Cultura, Petrobrás, CADON e Fundação Palmares, que possibilitaram à ORGANIZAÇÃO PONTO DE EQUILÍBRIO/OPEQ a realização desse projeto através do 2º Prêmio Nacional De Expressões Culturais Afro-Brasileiras, que concretizou uma ação que valoriza nossa cultura Afro, além de incluir o Piauí no processo nacional de produção e fomento cultural. 

Essa inclusão mostra-se importante, pois contribui de forma ativa na construção e fomento do patrimônio imaterial e identidade do Brasil. Além disso, possibilita à população negra exercer o direito de acesso cultural, refletindo o valor artístico e a relevância histórica do Quilombo Mimbó, que é uma importante comunidade de manifestações culturais negras no Piauí.










Fotos: Jaqueline Bezerra

Nenhum comentário: