3 de junho de 2012

QUILOMBO MIMBÓ, INICIO DAS OFICINAS ARTÍSTICAS PARA A COMUNIDADE

Iniciamos nesse segunda dia 04 de junho a primeira oficina realizada pela projeto Quilombo Mimbó, que consiste na criação de um musical que terá criação e interpretação da comunidade Mimbó, que fica localizada no município de Amarante interior do Piauí. A oficina inicial do projeto é de dança e tem como facilitador o bailarino e coreógrafo Valdemar Santos que também idealizou o projeto.

Por duas semanas estamos na comunidade realizando as inscrições de crianças e adolescentes que são exatamente nosso foco na execução do projeto. Temos inscritos quase 50 crianças que estão ansiosa para o inicio das aulas. A OPEQ tem prazer em realizar mais um projeto tão importante como esse, que recebeu o 2º PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES AFRO BRASILEIRA, concedido pelo MINISTÉRIO DA CULTURA, patrocínio da PETROBRAS e realização do CADON (Centro de Apoio de Desenvolvimento Osvaldo Neves) em parceria com a FUNDAÇÃO PALMARES. 

A comunidade Mimbó tem uma cultura pulsante e essencialmente negra, tendo em vista que a comunidade foi formada a partir da vinda de negros fugidos de fazendas na época do Brasil colonial e encontraram as margem do Rio Canindé local ideal para desenvolverem a cultura da agropecuária e suas manifestações culturais afro livremente. Hoje a comunidade é uma referencia de cultura negra piauiense e se encontrar disponível para visitações e ações que fomente suas atividades em destaque a Festa da Beleza Negra, Festejos do Reggae, Mostra de Dança, Pagode do Mimbó dentre outras. é sem dúvida uma comunidade fascinante que todos precisam conhecer. 


A previsão de estréia do projeto "Quilombo Mimbó" é para agosto desse ano e as apresentações acontecem na própria comunidade, nas escadarias de Amarante e chega a Teresina no final de agosto.






Nenhum comentário: