6 de julho de 2011

FÓRUM VIVO ENCENA, DANÇA E SUSTENTABILIDADE.

A OPEQ participa do evento abaixo. Nosso representante será o Diretor Artístico da Organização Ponto de Equilíbrio o bailarino e coreógrafo: Valdemar Santos. O evento reúne grandes nomes da dança nacional e acontece em São Paulo nesse fim de semana.



1º FÓRUM VIVO EnCena
                                                                                     DANÇA E SUSTENTABILIDADE


A Vivo EnCena realiza em São Paulo o 1º Fórum DANÇA & SUSTENTABILIDADE. O evento, coordenado por Solange Borelli, nos dias 09 e 10 de julho no ESPAÇO CULTURAL VIVO tendo como ponto de partida a sustentabilidade e a criação de redes colaborativas para a construção de um campo que vai além do individual e do imediato. Com isso, lançar um olhar  estratégico e sensível do fazer artístico, partilhando experiências, construindo um campo que vai além do individual e do imediato, criando outras reais possibilidades de sustentabilidade da dança.

Vivo EnCena

A política cultural VIVO tem como base conceitual o estímulo à formação de redes nos diversos campos artísticos. O programa VIVO EnCena faz no campo da dança e do teatro, o que a empresa vem fazendo no campo da música (com o programa Conexão VIVO) e no campo audiovisual (com o projeto VIVO Arte.Mov): um estímulo ao encontro de artistas em diferentes estágios de suas carreiras (artistas iniciantes, amadores e profissionais), para que, a partir daí haja um maior intercâmbio que traga resultados positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos.
A interface da dramaturgia com as novas tecnologias digitais, especialmente os equipamentos portáteis (como os celulares) e a Internet, também faz parte do campo de interesse da Vivo EnCena. Como acontece com outras iniciativas da Vivo, pesquisar e desenvolver usos culturais e sociais para os serviços de comunicação que a empresa oferece é uma das formas de concretizar a visão de que, conectadas, as pessoas vivem melhor e podem mais, inclusive com mais acesso a cultura.
A Dança ganha um destaque especial sob a ótica do Vivo Encena, porque abre novos olhares para a arte: arte como instrumento da educação, inclusão e autonomia, promovendo os laços dessa rede com outras que gravitam em torno da dança, em todo o Brasil.
O Vivo EnCena é um projeto que contribui para a cultura e a educação, se apropriando da arte como ferramenta viva de acesso, reflexão e transformação.



A cultura dos editais impregnou as artes, impregnou a dança. De forma paradoxal, um mecanismo que pretendia incentivar e viabilizar nossas produções passou a representar o principal instrumento de sobrevivência dos núcleos artísticos.  Dentro deste contexto, foram criadas demandas, mas não foram pensadas formas diferenciadas para atender estas demandas. Dentro deste contexto estamos nos propondo discutir a sustentabilidade da dança na contemporaneidade e a criação de redes colaborativas lançando um olhar mais estratégico e sensível do fazer artístico, partilhando experiências e criando outras possibilidades da dança co-existir neste cenário, identificando e discutindo de forma crítica os sistemas de pesquisa, criação, formação, difusão, consumo e divulgação. Esta iniciativa visa problematizar questões que emergem do universo da dança para uma compreensão melhor da produção artística, da sociedade e da economia da dança. Somente será possível pensarmos a dança além dos editais quando desejarmos nos organizar e exercer nossa função social e política. Entendendo político para além do exercício do poder ou do governo, mas como atividade que organiza as pessoas, as coisas, as circulações e as maneiras de fazer. Político enquanto coletivos que se articulam e criam representatividades.
Programação
Sábado
9h30 – Recepção e Credenciamento/ Wellcome Coffee.
10h - Abertura (Institucional)

10h30 – Palestra com Maria Helena Cunha - TEMA: SUSTENTABILIDADE: UM REAL DESAFIO PARA O CAMPO DA CULTURA

Um dos desafios do campo da cultura está em compreender a complexidade das suas organizações contemporâneas, o que exige um olhar estratégico e sensível ao seu campo de atuação. Estamos diante de um ambiente profissional e, cada vez mais, exigente com a formação de quem atua como artista|gestor ou como gestor|artista. A busca de sustentabilidade de um setor profissional deve se associar ao conceito e à lógica de planejamento e da diversificação de fontes e de formas de se relacionar com os recursos econômicos, humanos e sociais.

12h30 - Almoço
14h - 1ª Mesa – TEMA: A DANÇA ENQUANTO AÇÃO POLÍTICA.
Com a participação de Sofia Cavalcante (SP), Marila Velloso (PR) , Marilia Rameh (PE), Marise Siqueira (RS), Fabiano Carneiro (RJ), Marco Fillipin (RS) . Mediação: Marcos Moraes (SP).

16h - Coffee
16h30 - 2ª Mesa – TEMA: A DANÇA E AS REDES COLABORATIVAS .
Com a participação de: Cristina Castro (BA), Sacha Witkowski (GO), Amaury Cacciacarro (SP), Marta César (SC), Elaine Calux (SP), Gal Martins (SP), Valéria Pinheiro (CE).  Mediação: Ana Terra (SP).

18h30 - finalização dos trabalhos do 1º dia

Domingo

9h30–  Wellcome Coffee
10h – Apresentação Vídeo-Depoimento: Pensar a dança além dos editais.  
11h - Palestra com André Fonseca – TEMA: GESTÃO CULTURAL PARA A DANÇA.
As inter-relações com os públicos e o mapeamento da área: fatores fundamentais na construção de sustentabilidade para a dança. A gestão cultural no contexto das políticas públicas, dos espaços culturais e dos grupos de dança.

13h - Almoço
14h30 – 3ª mesa – TEMA: A DANÇA IN-DEPENDENTE.
Com a participação de: Sandro Borelli (SP), Rui Moreira (MG), Claudia de Souza (SP), Zé Maria (SP), Fernando Lee (SP), Wolfgang Pannek (SP). Mediação: Marcos Moraes.

16h30 – Coffee
17h – Encaminhamentos e Propostas de Ações.
18h – Encerramento do Evento

Coordenação:

Solange Borelli (SP)  Produtora Cultural, Mestre em Artes pela UNICAMP, Artista da Dança, Arte Educadora, Representante do Colegiado Setorial Dança/Macro Região Sudeste, Criou e Dirige a RADAR CULTURAL – Gestão e Projetos, empresa criada com a proposta de pensar estrategicamente o fazer artístico numa dimensão política, econômica e cultural. Atuou na gestão pública como coordenadora de Dança (Ribeirão Pires –SP), na coordenação de projetos artísticos pedagógicos (Projeto Dança Vocacional / SMC – SP), como docente na UniABC e na UNICASTELO. Atua na direção de produção de projetos e espetáculos de inúmeras companhias de dança, além de atuar como ativista cultural em movimentos políticos dentre os quais se destaca o Movimento Mobilização Dança. Responsável pela concepção e coordenação do 1º FÓRUM VIVO ENCENA – DANÇA &SUSTENTABILIDADE.

FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL – SOLANGE BORELLI
PRODUÇÃO EXECUTIVA – SELENE MARINHO
VÍDEO DEPOIMENTOS – OSMAR ZAMPIERI
EDIÇÃO: OSMAR ZAMPIEIRI E SOLANGE BORELLI
FOTOS (CRÉDITOS):  ANDRÉ PRADO, GAL OPPIDO, FENANDO LEE
PRODUÇÃO: RADAR CULTURAL – GESTÃO E PROJETOS
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO – SILVIA RODRIGUES

Nenhum comentário: