26 de junho de 2011

O projeto Dança Eficiente retoma suas atividades com patrocínio do Sistema Incentivo Estadual de Cultura (SIEC) para circular por cinco prédios públicos de Teresina com acesso para pessoas com deficiência o espetáculo "MEU CORPO NÃO É MUDO" a circulação acontece nos seguintes lugares: Palácio da Música, Passeio da Frei Serafim, Assembléia Legislativa, Shopping da Cidade e Teatro 4 de Setembro. Essa foi a forma encontrada para falar de acesso as pessoas com deficiência, garantido por lei e não cumprido pela maioria dos estabelecimentos. Valorizando dessa forma os espaços que cumprem a lei e garante nosso acesso.

O Projeto Dança Eficiente existe desde 2005 é uma Parceria da Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ) e Associação de Cadeirantes do Município de Teresina (ASCAMT), têm coordenação e idealização dos bailarinos Valdemar Santos e Luis Carlos Vale. A proposta principal do projeto é trabalhar com dança contemporânea por meio de corpos distintos. Estamos repletos de sentimentos e sensações. “Meu corpo não é mudo” tem estréia dia 27 de junho as 19h no Palácio da Música, é um espetáculo de possibilidades e descobertas, onde cada movimentação traz um outro olhar para os corpos que dançam. Corpos repletos de limitações (quem não as tem?) e infinitas possibilidades (quem não as tem?). Buscamos desenvolvermos nossa dança de forma singular, harmônica, em sintonia com os outros corpos e as musicas. Acreditamos na diferenças encontradas nos nossos corpos como meios propícios, para o surgimento de uma dança cada vez mais intima e particular que possa expressar nossas sensações, indagações e desejos.


Os textos da Clarice Lispector abrem espaço para explorarmos os corpos em outra perspectiva, a dança clássica foi base, buscamos na movimentação rígida e na precisão de sua execução, meios de adaptá-los aos corpos que temos disponíveis, um verdadeiro exercício de descobertas dos corpos e suas potencialidades, a trilha com grandes clássicos da humanidade foi perfeita para exploração dos movimentos.


“Não quero ter a terrível limitação de quem só vive do que é passível de ser vivido, eu não. Quero uma verdade inventada.” (Clarice Lispector)

"Os corpos que dançam se movimentam com sentimento e precisão, eles desenvolvem de forma graciosa seus bailados. Ouvem o ritmo e executam a movimentação dentro da melodia. Compreendem muito bem as sequencias e as desenvolve com muita harmonia. Usam cadeiras de rodas, têm a musculatura muito disponível, mesmo às vezes não respondendo seus comandos. É verdade que às vezes precisam de uma mãozinha. Mais quem de nós não precisa?" (Val Mimbó)

Elenco: Leonor, Meirilane Dutra, Mazé Alves e Luis Carlos Vale
Direção: Valdemar Santos
Figurino: Danilo França
Arte Gráfica: Luciano Brandão
Concepção: Luis Carlos Vale, Valdemar Santos e Cia. Dança Eficiente
Produção: João Vasconcelos
Realização: Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ)









Nenhum comentário: