17 de junho de 2011

Projeto Dança Eficiente, estréia "Meu corpo não é mudo" 27/06 as19h no Palácio da Música em Teresina-Piauí

O projeto Dança Eficiente retoma suas atividades com patrocínio do Sistema de Incentivo Estadual de Cultura (SIEC) para circular por cinco prédios públicos de Teresina com acesso para pessoas com deficiência, o espetáculo "MEU CORPO NÃO É MUDO" a circulação acontece nos seguintes lugares: Palácio da Música, Passeio da Frei Serafim, Assembléia Legislativa, Shopping da Cidade e Teatro 4 de Setembro. Essa foi a forma encontrada para falarmos de acesso as pessoas com deficiencia, garantido por lei e não cumprido pela maioria dos estabelecimentos. Valorizando dessa forma os espaços que cumprem a lei e garantem nosso acesso.

O Projeto Dança Eficiente existe desde de 2005 é uma Parceria da Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ) e Associação de Cadeirantes do Município de Teresina (ASCAMT), tem coordenação e idealização dos bailarinos Valdemar Santos e Luis Carlos Vale. A proposta principal do projeto é trabalhar com dança contemporânea por meio de corpos distintos em especial cadeirantes e mulheres adultas. Estamos repletos de sentimentos e sensações nosso corpo é uma máquina feita para se mover (dançar). "Meu corpo não é mudo" tem estréia dia 27 de junho as 19h no Palácio da Música, é um espetáculo de possibilidades e descobertas, onde cada movimentação traz um outro olhar para os corpos que dançam. Corpos repletos de limitações (quem não as tem?) e infinitas possibilidades (quem não as tem?). Buscamos nossa dança de forma singular, harmônica, em sintonia com os outros corpos e as musicas. Acreditamos que as diferenças encontradas nos nossos corpos, são meios propícios para o surgimento de uma dança cada vez mais intima e particular e possa expressar nossas sensações, indagações e desejos.  


Os textos da Clarice Lispector abrem espaços para explorarmos os corpos em outra perspectiva, é como se ouvíssemos o que sabemos e precisamos sempre ouvir. A dança clássica foi base corográfica, buscamos na movimentação rígida e na precisão de sua execução, meios de adaptá-los aos corpos que temos disponíveis, um verdadeiro exercício de descobertas corporais e suas potencialidades, a trilha com grandes clássicos, foi perfeita para exploração dos movimentos.


"Não quero ter a terrível limitação de quem só vive do que é passível de ser vivido, eu não. Quero uma verdade inventada." (Clarice Lispector)

"A bailarina que dança se movimenta com sentimento e precisão, ela desenvolve de forma graciosa seu bailado. Ouve o ritmo e executa a movimentação dentro da melodia. Ela compreende muito bem as sequencias e as desenvolve com muita harmonia. Ela usa uma cadeira de rodas no lugar das pernas, tem a musculatura muito disponível que muitas vezes não responde seu comando. É verdade que as vezes precisa de ajuda para sair do lugar, ou mesmo de outra parte do corpo para mover. Nenhum corpo é mudo." (Val Mimbó).

Elenco: Leonor, Meirilane Dutra, Mazé Alves e Luis Carlos Vale
Direção: Valdemar Santos
Concepção: Luis Carlos Vale, Valdemar Santos e Cia. Dança Eficiente
Realização: Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ)




Nenhum comentário: