4 de maio de 2012

Plano de Ação OPEQ 2012


Tivemos hoje o inicio de um trabalho de planejamento para continuidade e organização das atividades relacionadas ao prêmio PROCULTURA, que representa nossa maior ação até agora enquanto ONG. Hoje apresentamos um manual de instruções da OPEQ, em especial o projeto específico SALA DE ESPETÁCULO PONTO DE EQUILÍBRIO, que vai manter um espaço com oficinas artísticas permanentes, cursos de capacitação, apresentações artísticas, exibição de filmes, confecção de produtos etc. Hoje demos espaço para explicar e entender melhor essa ação em especial, assim como promover entre os parceiros e possíveis colaboradores orientações e informações sobre como será o funcionamento do espaço e em conjunto procurarmos meios para que cada pessoa possa entender suas atribuições, assim como elaborar documentos que proporcione mais entendimento sobre a Organização Ponto de Equilíbrio como um todo. Acreditamos que essa é uma boa forma de entendemos melhor o sistema complexo que criamos para funcionamento das ações, digo complexo porque trata-se de um sistema que tenta fazer conexão entre todos os membros da OPEQ e esclarecer atribuições e objetivos de nossas ações.

Apresentamos inicialmente as funções dos profissionais que terão funções mais permanentes nos oito meses de realização do projeto, depois apresentamos um manual de atividades, a forma de contrato e divulgação que temos como proposta e por fim direcionamos as ações. Conseguimos realizar uma atividade onde cada pessoa que ali se encontrava descrevia suas atribuições e especialidades de forma que possamos encontrar dentro do sistema o lugar adequado para incluir cada uma dessas pessoas que se disponibilizam a trabalhar conosco. Ainda estamos em fase de entendimento e ampliação do nosso raio de ação, mas já sabemos que o projeto deve envolver diretamente cerca de quarenta pessoas entre professores, gestores, articuladores, colaboradores, entre outros profissionais.

Marcamos a próxima reunião para terça feira dia 08 as a19h no Bar do Clube dos Diários. Lá daremos inicio a “força tarefa” de divulgação do inicio das atividades. Digo força tarefa porque acredito que precisamos proporcionar um plano que fortaleça de imediato nosso espaço e que proporcione ampla divulgação do prêmio, do espaço e das atividades que ali serão desenvolvidas. Também a partir da próxima semana estaremos diariamente de 9h às 13h no Espaço Ponto de Equilíbrio realizando encontros, esclarecimentos e planejamentos sobre o PONTO DE EQUILÍBRIO. Nesse espaço estaremos disponíveis para discussões no que se refere ao entendimento e planejamento de nossas atividades. Sabemos que será um trabalho desafiador, aliás, desde quando decidimos concorrer ao prêmio PROCULTURA, sabíamos que seria uma grande ação que moveria a cidade dando outras perspectivas aos artistas locais e que por tanto seria complexo na execução, é necessário que tudo aconteça com devida visibilidade, planejamento e impacto, pois o que nos levou apostar e apresentar a proposta foi justamente a possibilidade de contribuir para o movimento cultural do Piauí e a possibilidade de trabalho articulado que engrandeça e valorize os profissionais de cultura do nosso Estado.



Seque abaixo algumas das ações que realizaremos a partir de junho:

OFICINAS PERMANTES (DANÇA, VOCAL, TEATRO E CIRCO)
CURSO DE FORMAÇÃO
PF DE ARTE
PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO
GESTÃO CULTURAL
FOTOGRAFIA
CINEMA
SALA DE ESPETÁCULO

Nenhum comentário: