3 de março de 2012

Curso de Elaboração de Projetos Culturais em Picos, é uma parceria bem sucedida entre: FUNDAC/OPEQ/SEC. DE CULTURA DE PICOS.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS EM PICOS É UMA PARCERIA: FUNDAC + OPEQ + PREFEITURA DE PICOS.

Fui ministrar o curso de elaboração de projetos para agentes culturais e artista de Picos, foi realizado nos dias 02 e 03 de março de 2012 com intuito de capacitar os participantes no que tange a criação e elaboração de ideias de forma a produzir um projeto artístico de qualidade e dentro dos padrões exigidos em editais de capitação de recursos, ou mesmo para melhor entendimento dos proponentes e apoiadores. É fato que por aqui já são realizadas muitas ações culturais que já se consolidam como projeto, embora não tenham sidos elaborados ou mesmo produzidos como tal.

O foco do curso foi exatamente depurar e dar os passos para que essas e outras ideias sejam desenvolvidas de forma profissional e coerente. Outro ponto importante do curso foi o estudo dos editais disponíveis para capitação e também um destaque especial para o SIEC (Sistema Estadual de Incentivo a Cultura), tiramos muitas dúvidas e esclarecimentos a cerca das forma de financiamentos disponíveis via sistema de incentivo, assim como apreciamos a apresentação de alguns projetos que foram elaborados pela OPEQ (Organização Ponto de Equilíbrio) que aprovados pela FUNARTE, SEIC (FUNDAC) e Fundação Palmares.

A conclusão é que o curso de elaboração em projetos culturais em Picos foi bem produtivo, a presença dos produtores e artistas nos animou e as propostas e ações coletivas tiveram mais abertura, pois, como sabemos tem sido uma real necessidade no Estado como um todo; Ações que contemplem e junte alguns grupos e associações que podem até dialogar pra se fortalecer, mas que, no entanto se afastam e em muitas vezes até boicota o trabalho do colega profissional, quando ao contrário deveria se unir. É bem verdade que essa não é uma realidade semente de Picos, mas do Piauí como um todo. Foi, portanto um curso onde os objetivos eram entender e estudar os editais disponíveis, elaborar bem um projeto cultural, que no caso foi feito de forma prática e funcional, onde, divididos em grupos elaboramos inicialmente três projetos que serão mais desenvolvidos posteriormente e enviados para a FUNDAC, para o SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA (SIEC).







Abaixo um apanhando dos projetos que serão desenvolvidos:

1-GRUPO SHOCK CULTURAL:

Trata-se de um projeto de um evento que pode acontecer em dois dias consecutivos que tem com bois palcos que servirão para dinamizar as atrações e fazer com que o evento possa atender muitos artistas da macrorregião. O projeto pretende criar uma relação sólida com alunos de escolas e faculdades com oficinas artísticas, e pequenos campeonatos e gincanas culturais com provas como: criação de musica e poesias, festival de hip hop, rodas de capoeira etc. Valorização dos artistas locais.

2-INCENTIVANDO OS BAIRROS

A idéia desse projeto e justamente levar cinema, teatro, musica as localidades e bairro da cidade de Picos. Em cada um dos bairros por onde a caravana passar leva com ele uma estrutura de som, luz e todo aparato para que aconteçam ali, apresentações com os artistas daquele bairro de forma a promover e divulgar seus trabalhos artísticos assim com também levará a cada edição um artista de Picos que tenha destaque para que leve esse artista a ter contato direto com o grande público assim como faz com que a população se desperte para os talentos que dispões na sua cidade. A caravana promove a cada bairro que passar uma série de ações educativas, esportivas e culturais.

3-DO ASFALTO PRO TERREIRO
Um grande evento de festa junina que agrega entre outras atividades a dança, a culinária e a preservação das manifestações culturais existentes e muitas até já extintas. O projeto pretende com antecedência fazer um mapeamento dos grupos a atividades já existentes, como: quadrilhas, reisados e bois que acontecem e que precisam de um espaço de culminância e de projeção para esses grupos e artistas. Trata-se de um evento de grande porte para sanar uma lacuna existente nesse sentido, já que em Picos não temos no período junino nenhuma atividade que comemore de forma grandioso essa passagem tão especial para população nordestina, que são as festas juninas.








Todos os projetos tiveram certo avanço mais o próximo passo é justamente a ação. É fazer com que os projetos tenham vida e investimento e ai sair do papel para a realidade.

Valdemar Santos (Diretor Artístico da Organização Ponto de Equilíbrio)

Nenhum comentário: