10 de outubro de 2011

OPEQ "DANÇANDO ONDE O POVO ESTÁ"



A dança é sem duvida a atividades mais praticada pelas pessoas, encontramos na historia da humanidade relato de povos que dançam e cantam para celebrar  a comida e a bebida, a colheita bem sucedida ou mesmo para atrair a chuva e melhorar o solo, também em rituais religiosos, cerimônias e ritos de passagem, manifesta tristezas, alegrias e desejos, sendo também  integradora das relações humanas. A Cia. Equilíbrio de Dança foi criada por Valdemar Santos, Elizabeth Battali e Luis Carlos Vale no Bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina como principal objetivo de expressar o pensamento e levantar questões referentes a nossa sociedade. Com doze anos de existência, produziu dez espetáculos com temas referentes a crenças, relações amorosas, privacidade, lendas do Piauí, infantil, e Teresina. 

Consolidando-se como uma companhia madura e contribuindo para a história da dança no nosso Estado tendo em vista que nossos trabalhos já foram apresentados em Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro, São Luis, Brasília, Amarante, Bom Jesus, Altos, Don Inocêncio, Monsenhor Gil, Picos, Piripiri, e Parnaíba, oferecemos também diversas oficinas para crianças jovens e adultos ao longo desses anos de trabalho e dedicação a dança piauiense. Contribuímos para capacitação e laçamos novos artistas no cenário da dança como: Elielson Pacheco (Núcleo de Criação do Dirceu), José Nascimento (Balé da Cidade de Teresina) e Cynthia Layana (Academia Cynthia Layana), além da formação de platéia para a dança produzida no Piauí. É também pioneira na busca de parceria com os músicos do Estado tendo incluído nos últimos anos muitas musicas do Piauí nas suas criações como: Saquá, Coisa de Nêgo, Ricardo Totte e Beth Moreno, promovendo dessa forma uma parceria que será coroada com a execução desse projeto que apresenta justamente um apanhado desse processo de construção de sua história.


O objetivo principal desse projeto é oportunizar ao publico em geral o direito de conhecer os artistas locais, reconhecendo seus potenciais artísticos, elevar a auto-estima e oferecer ao público um trabalho original, criativo. É também um projeto que valoriza a musica e a dança piauiense no momento em que proporciona a esses músicos e bailarinos uma parceria que promove a exibição de seus trabalhos para um grande público em praças públicas de diferentes cidades do Piauí. A Cia. Equilíbrio de Dança vem ha algum tempo trabalhando suas trilhas em parcerias com músicos citados a cima e acredita que dessa forma fortaleça nossa cultura e vai proporcionar aos artistas desenvolverem suas ações com mais dignidade no momento em que garante uma estrutura adequada e favorável para sua realização.

Dando continuidade ao PROJETO DANÇANDO ONDE O POVO ESTÁ o circuito seque com apresentações a Cia. Equilíbrio de Dança, amanhãs (11 de outubro, quarta) as 20.30h no Espaço Ozório Junior no Clube dos Diário Teresina Piauí. Dia 12 de outubro (quarta) o projeto segue para as Cidade de Monsenhor Gil as 9h da manhã se apresenta na Praça da Igreja. E em Água Branca as 16.30h na Praça da Matriz. O Projeto circula por cinco cidades do Piauí e já foi apresentado em Amarante e Bom Jesus, o circuito se conclui em novembro com apresentações em Parnaíba e Luis Correia esse circuito foi contemplado pelo edital do (SIEC/2008) Sistema Estadual de Incetivo a Cultura SIEC, FUNDAC< GOVERNO DO ESTADO.

Nenhum comentário: