15 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA DANÇA É COMEMORADO EM TERESINA, PIAUÍ.





O Dia Mundial da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Em Teresina a OPEQ está há quatro anos a frente dessa celebração, se organizando para festejar e chamar a atenção para a dança e para os profissionais que a realizam. O sucesso do evento se dá ao fato de que grupos como Escola de Dança Lenir Argento, Balé da Cidade de Teresina, Cia. Equilíbrio de Dança, Só homens cia. de Dança, Afoxá, Cyntia Layana, Academia Helly Batista, Le Ballet Studio de Dança, Balé de Teresina, Arte Dança, Coisa de Nêgo, Dança Eficiente, NAI Dirceu, estão em sintonia com esse projeto, que a cada ano vem se potencializando, mostrando-se contagiante e fundamental para o fortalecimento da classe. 

"O movimento é o que coloca o homem em processo de ação. Precisamos sempre está dispostos a sair do lugar, há muitos anos a arte no Piauí vem sendo entregue a ociosidade. É fundamental que os artistas se mobilizem, se articulem. Assim como na dança, a vida é infinitamente repleta de possibilidades, precisamos sempre está dispostos a aceitar os desafios. Acredito que a Mostra Piauí Dança se coloca hoje como espaço democrático onde os artistas podem se mostrar, e ainda esclarecer questões referentes a seu ofício, além de se articular e em coletivo discutir melhores caminhos rumo ao futuro político-econômico-cultural do Estado. Entender cultura de forma ampla é o que precisamos por aqui. Muitos ainda não visualizaram que a cultura assim como a política faz parte da construção de uma sociedade mais justa e igual em direitos." diz Valdemar Santos diretor artístico do evento.   

Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar os governos de todo o mundo a fornecerem um local próprio para dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior. Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, a mesma não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais. Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública". Pouca coisa foi feita para mudar essa situação e poucas são as expectativas futura para mudança desse quadro. Pensando em refletir sobre a importância de mudarmos o quadro político atual onde a dança está inserida a Organização Ponto de Equilíbrio juntamente com os artistas locais vem a realizar parte da comemoração na Assembléia Legislativa. A ação vem ganhando mais adeptos e esse ano tem o apoio dos deputados Fábio Novo, Marden Meneses e da Deputada Juliana Morais Sousa. "É muito importante que Dança como movimento artístico tenha o apoio desses deputad@s, e a boa relação com a Assembléia Legislativa representa a possibilidade de, em parceria, construirmos meios legais de crescimento profissional e de possíveis melhorias para a Dança no Estado. O artista de hoje precisa compreender de leis e projetos, precisamos entender de mecanismos da burocracia e captação de recursos. Não queremos mais ficar trancados em nossas salas de aula criando, arduamente sem a possibilidade de expor nosso trabalho. Não podemos mais depender da "boa vontade" dos simpatizantes da arte. Precisamos sim de leis que garantam o mínimo de estrutura para nos desenvolver e trilhar caminhos dignos e produtivos. Isso passa por formação dos profissionais, projetos de interiorização da cultura, bem como capacitação profissional permanente e intercâmbio com outras regiões do País e, por que não, do Mundo? - Enfatiza Valdemar Santos. 

O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta aos estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança (arte) na vida do ser humano. Entidades como FUNDAC, Escola de Teatro Gomes Campos, Ponto de Cultura Nos Trilhos do Teatro, Assembléia Legislativa, Pontos de Cultura do Estado, Conselho Estadual de Cultura, Ordem dos Músicos do Piauí, Sindicato dos Comerciários e Artistas do Circo, Teatro, Cinema e Musica também estão se agregando ao movimento Piauí Dança para garantir o sucesso do evento.

"Na OPEQ temos um objetivo único e específico de valorizar sempre o artista, independente de seu segmento. Isso tem dado a nós um sério e importante diferencial, pois conseguimos a cada nova ação alcançar mais parceiros e dessa forma o movimento cria outro tamanho e consistência. O Dia Mundial da dança é um dia pra pensar não só na dança, mais de juntar forças e pensamos no coletivo de artistas que fazem da arte sua profissão. Por isso vemos fazendo muitos esforços para mobilizar a cidade e conseguir garantir mais esse sucesso a cultura do Piauí”. - Esclarece Luis Carlos Vale, Presidente da Organização Ponto de Equilíbrio. 





    Por tanto convocamos classe artística para participar da programação em geral, em Especial as 10h. do Dia 29 de Abril onde acontece o Seminário Estadual de Cultura. Abaixo programação completa e atualizada. 

    No Piauí, a comemoração acontece durante todo dia 29 de abril. 
    09:00h. Assembléia Legislativa.
    ·         Mostra de Dança na Praça do Povo. 
    10:00h. Abertura do Dia da Dança. Cine Teatro Assembléia.
    ·         Seminário de Cultura/
    ·         Mostrinha de Dança/ 
    ·         Mostra Inteligente de Dança.
    14:00h. Cine Assembléia.
    ·         Coquetel de Confraternização pela Dança no Estado.
    18:00h. Teatro de Arena. Praça da Bandeira.
    ·         MOSTRA DE DANÇA. 

    ORGANIZAÇÃO PONTO DE EQUILÍBRIO
    opeqpi@gmail.com
  •  

Nenhum comentário: