5 de abril de 2011

Breve avaliação da Virada Cultural + Festival de Cenas Curtas

Depois de duas semanas da realização da Virada Cultural + Festival de Cenas Curtas, fizemos hoje uma avaliação com a presença de Siro Sires representante da Federação de Teatro Amador do Piauí, Cleverson do Grupo Sinos de Teatro, Franklin Pires representante da FUNDAC, Rayh Fernandes Ator, Claudia Simone Cantora/Advogada, Luis Carlos Vale, Valdemar Santos, João Vasconcelos e Fran Silva da OPEQ.
Comecei falando que a proposta da OPEQ é elaborar um projeto com base em toda a experiência vivida nesse ano. A forma espontânea como tudo ocorreu servirá para a construção da programação e organização pro ano que vem. Destaquei a importância do evento no calendário cultural da cidade e aposto na profissionalização dessa ação, como ato político, artístico e fraterno onde, encontramos espaço para mostrar nossos trabalhos e opiniões.

Rayh Fernandes acha que foi muito bom o evento esse ano e credita na possibilidade de melhorar nas próximas edições, ele também questionou os critérios adotados na inscrição e escolha no Festival de Cenas Curtas, segundo ele precisamos ser mais claros no que diz respeito ao conceito "cenas curtas". Claudia Simone colocou que a musica foi prejudicada com o som que foi disponibilizado. De certa forma era um risco que corremos pois, o evento foi todo trabalhado em cima da estrutura disponibilizada pelos parceiros. Ela também colocou da importância de continuar pensando grande para que o evento tome de fato um lugar importante no calendário cultural do Estado, abrindo também diálogo com grupos de outras cidades e principalmente com os pontos de cultura. Franklin Pires parabenizou a iniciativa e colocou que a FUNDAC é parceira para ações como essa que nascem da organização coletiva e tem a finalidade de movimentar a cultura do Estado. Ele também apresentou a proposta de realizar outra virada cultural esse ano, que seria no dia do aniversário do Teatro 4 de Setembro, período em que acontecem comemorações mais que geralmente só contemplava a música. Esse ano é intenção da FUNDAC abrir espaço para as Artes Cênicas e pensar um evento que englobe mais os artistas e aconteça no complexo cultural do Clube dos Diários. Ficamos portanto na incumbência de pensar e apresentar uma proposta para essa ação. Siro Sires parabenizou mais uma vez pela realização do evento e aposta que o projeto pode crescer muito.

Pelos depoimentos e manifestações pude ver que  a Virada Cultural + Festival de Cenas Curtas aconteceu de forma satisfatória e que dependo da organização e antecedência que trabalharmos ano que vem será um sucesso em organização. De já começaremos a pensar pro próximo ano, isso pode nos dar a certeza de garantir um boa evolução do evento. As parcerias precisam se firmar logo, precisamos também garantir fundos para pagar os profissionais envolvidos. Esse ano trabalhamos na base do voluntariado, o que é bom no sentido de disponibilidade e compromisso com a causa, mais que não sugere a perspectiva de evolução dos artistas profissionais. Que vivem da sua arte e precisam de uma estrutura mínima par exercer seu oficio.

Valdemar Santos
Diretor Artístico da OPEQ







Nenhum comentário: