30 de novembro de 2010


AMARANTE NOSSA DE CADA DIA, ESTRÉIA COM SUCESSO EM AMARANTE.


A “I Mostra Teatral Polivalente” encenou no dia 26 de novembro na Câmara Municipal de Amarante e também no Colégio Polivalente com a estréia da peça “Amarante nossa de cada dia”. Um texto que conta de forma livre a história de Amarante, um texto bem humorado e com fundamentos históricos que são base da pesquisa feita pelas autoras Josélia Soares e Selma Bustamante que escreveram e produziram a peça nos meados da década de noventa, tendo sido um grande acontecimento da época e que resultou em diversas ações culturais existentes até hoje. O próprio fato de retomarmos a peça representa um forma de resistir culturalmente, tendo em vista que Amarante é um das grande referencias estadual de cultura e arte. Para o projeto foram inscritos cerca de 100 alunos, destes 28 integraram a montagem final, o processo durou cerca de seis meses com aulas e ensaios nos fim de semana com o professor e coreógrafo Valdemar Santos e a coordenação de Selma Alves, ambos integrantes da primeira montagem da peça com o grupo de Teatro "Amarantus”.







A peça, de autoria de Josélia Soares, tomou forma e ganhou vida na interpretação das personagens minuciosamente trabalhadas por Valdemar Santos e Selma Alves que contou a história das origens de Amarante. O grupo teatral está sendo implantado com incentivos do PDE, Plano de Desenvolvimento da Educação, e anualmente, a nível projeto escolar, estará sendo renovado com novos alunos e novas peças.





[VALDEMAR SANTOS – Diretor da Peça] - Quando a gente conhece a nossa história, adquire fundamentos para melhor valorizar e apreciar o teatro que é uma ferramenta que requer muita dedicação e concentração. Com essa peça, um dos nossos principais focos é fazer com que a cidade se volte para si usando essa ferramenta imprescindível que é o teatro. Cabe a nós mesmos reconhecer que cultura é caso de vida ou morte porque ela faz com que a sociedade tenha uma outra visão sobre a vida. Amarante se perdeu um pouco culturalmente falando, mas iniciativas como essa são de grande valia para que a cultura ganhe credibilidade na sociedade e o teatro tenha o seu espaço garantido.


mais detalhes acesse: http://www.meionorte.com/amarante



Nenhum comentário: