18 de abril de 2010

O Encontro de lendas, realizado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves me deu a oportunidade de desenvolver um trabalho de dança em duas comunidades rurais de Teresina.



Na Cerâmica Cil o trabalho é com adolescentes do ensino médio, lá expectativas são muitas e a ansiedade também, as adolescentes por lá são carentes de atividades artísticas e de atenção nesse sentido. Pra lá preparamos um trabalho com a lenda "Pé de garrafa" que fala de um espírito da mata que assustava os caçadores em sua atividades chamando-os pelos nomes, quando os caçadores procuravam por quem o chamava não achava ninguém, só ficavam marcas de pegadas que pareciam uma garrafa.
Lá trabalhamos com a questão espacial e de consciencia corporal de forma panorâmica, pois o tempo é curto e nosso objetivo é criar um numero que será apresentado dia 30 na mostra de lendas que acontecerá no Teatro de Arena.




Em Cajazeiras que também é zona rural de Teresina o trabalho é direcionado para crianças que estudam no ensino fundamental. Com as crianças o trabalho deve ser motivador e de conquista, lá decidimos fazer a lenda da "Pedra velha" lenda que conta de uma pedra que ficava no bairro Vermelha e que as pessoas que subiam nela, desapareciam e ninguém mais tinha noticias.
Aqui trabalhei com dinâmicas e níveis corporais, com as crianças o espontâneo e o natural são evidentes, é um trabalho que adoro realizar e que está me fazendo muito bem pois há muito tempo não trabalhava com esse publico, é muito divertido.



Nas duas oficinas sinto-me muito util pois, sei que trabalhos assim significam muito na vida dos alunos, é também uma boa forma de desenvolver as experiências que venho acumulando ao longo dos meus estudos em dança criativa.



Ver a satisfação dos alunos a cada aula me deixa realizado pois me faz lembrar do tempo em que morava em Amarante e fiz minha primeira oficina de dança, a descoberta do corpo as possibilidades, os acertos, a energia gasta, tudo era motivo de felicidades, por tanto sei muito bem do significado de toda essa emoção.

Nenhum comentário: