24 de abril de 2010

Dia da Dança

O Dia da Dança é na próxima quinta dia 29 de abril ee foi promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Aqui, começaremos esse dia com um delicioso café da manhã oferecido pela Assembléia Legislativa do Piauí que abri oficialmente o dia da Dança. A partir das 8h da manhã ocuparemos o espaço da Assembléia com nossa dança, teremos bailarinos no entorno, na recepção e dentro da instituição, fazendo interferências e fomentando a dança ao publico daquela casa, dessa forma acreditamos aproximar-mos do legislativo e assim criamos em parcerias estratégias para o fomento da Dança no Estado.




Convocamos os bailarinos, professores, coreógrafos, produtores, amantes da dança e claro o publico. Esse é sem dúvida um acontecimento que marca um novo momento para a dança e possibilita novas perspectivas para seu fomento.

Entre os objetivos na promoção do Dia Mundial da Dança está, valorizar a importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos e a sociedade para fornecerem um local próprio para realização da dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo.

Pretendemos fazer um "Diagnostico da Dança Piauiense- Formação/Desenvolvimento/Perspectivas" dando inicio aos processos de conhecer/problematizar/definir metas, planos e prazos, fortalecendo a questão política dos artistas da dança.






O Coletivo Piauí dança é formado por mais de 200 artista que encontra na dança forma de expressar sua arte, é também aberto a todos que queiram trabalhar em parcerias para o desenvolvimento da DANÇA.


Programação Dia Mundial da dança
Dia 29 de Abril de 2010

8h. Café da Manhã “Abretura do Dia Mundial da Dança” - Assembléia Legislativa.
10h. Mesa redonda “Diagnostico da dança no Piauí” - Theatro 4 de Setembro.

12h. Mostra de vídeos de dança - Sala Torquato Neto.

13h. Almoço de confraternização - Restaurante Popular do Piauí.
15h. Workshop - Theatro 4 de Setembro.
16h. Aulas abertas - Praça Pedro II.
17h. Mostrinha de Dança - Theatro 4 de Setembro.

19h. Abertura da Exposição / Fórum - Clube dos diários.
20h. Mostra Inteligente de Dança - Teatro 4 de setembro.
22h. Confraternização de Enceramento - Café Arte Bar.

Nenhum comentário: