30 de abril de 2010

BOM DIA DA DANÇA.



Quero primeiro agradecer pela oportunidade de representar a voz de muitos profissionais que tem na dança a possibilidade de expressar sua arte. Quero também agradecer em especial o apoio da Assembléia Legislativa, que entrou como parceira na realização do evento.

O Dia da dança é comemorado em todo mundo e busca dar mais visibilidade a dança, abrindo espaço para uma discussão em torno de sua função e importância na sociedade. Teresina ou melhor, o Piauí não poderia está fora dessa comemoração.

Tive nesse ano a oportunidade de está como representante da dança piauiense na II Conferencia Nacional de Cultura onde pude ter contato com profissionais de todo território nacional e dessa forma conhecer um pouco a realidade da dança brasileira. Foram muitas as questões levantadas nas diferentes regiões, as experiências e desafios se assemelham e as dificuldades também, a falta de apoio financeiro, a idéia de que a dança é só passa tempo ainda insiste em alguns meios. Porém o que considero mais urgente a nossa realidade são as que tratam do assunto formação, fruição, questões que se referem ao ensino e formação em dança e do fomento da dança em todo Estado. Pois a realidade hoje no Piauí é que, a dança só acontece em Teresina o que deixa muitos potenciais espalhados pelo Estado sem oportunidade. Outra questão importante é a aproximação dos agentes e profissionais que trabalhem com cultura com o Legislativo para que construam um diálogo consistente, elaborando leis e apoiando projetos que fortaleçam os alicerces e fomente a dança no Estado.

Quero também filosofar um pouco sobre a força e importância do discurso positivo nesse sentido, conhecendo melhor nossa dança a sociedade pode construir um discurso positivo ao seu respeito, divulgando e valorizando esse nosso potencial, assim como acontece em outras áreas como o turismo por exemplo.

São muitos os exemplos positivos que temos na dança do Piauí, ao longo dos anos temos conseguido visibilidade nacional e destaque em festivais e mostras por todo mundo, são exemplos Lina do Carmo, Marcelo Evelin, Lenora Lobo, Eleonora Paiva e todos que atuam hoje e que conquistam a cada dia mais espaço e respeito.
Quero agradecer especialmente a Deus, todos os grupos, coletivos, academia e principalmente os artistas que vivem por e para da dança.

FELIZ DIA MUNDIAL DA DANÇA PARA TODOS E TODAS...

ASS. Valdemar Santos (Diretor Artístico da Organização Ponto de Equilíbrio)

Esse foi o discurso na Abertura do Dia Mundial da Dança.

Nenhum comentário: