13 de dezembro de 2011

“Baile do Menino Deus” é apresentado na praça do TMJPII

O Teatro Municipal João Paulo II está apresentando gratuitamente, nos dias 13, 14 e 15 (terça, quarta e quinta feira) de dezembro de 2011, às 19h, em sua Praça Aberta do, a Mostra de Resultados das oficinas de Arte da Casa. Para esse ano de 2011, os instrutores e direção do Teatro resolveram apresentar uma adaptação do auto de natal dos autores Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima. O musical popular que envolve as oficinas de dança clássica e dança contemporânea, teatro, alfabetização do corpo (grupo da 3ª. Idade) e percussão, contará com elenco de cem dançarinos e atores e iniciados na instrumentalização musical.

Autores nordestinos, os dramaturgos Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima recuperam para o “Baile do Menino Deus” todo um arsenal da memória afetiva das cantigas de rodas, brincadeiras infantis e personagens da cultura popular para rechear de encanto, alegria e identidade cultural nordestina, o palco das tradições orais brasileiras. Tudo gira em torno da cultura natural das histórias orais que se misturam com as feiras populares, reisado, dramas e o elemento primordial da história do nascimento do menino Jesus. Como simbologia da visitas dos reis magos, os autores adotam a aproximação da etnia nacional, representando os reis do oriente como o branco, o negro e o índio brasileiros.

Na adaptação que será apresentada na Praça Aberta do TMJPII, à leitura do “Baile do Menino Deus, a montagem conta com coreografias de Graciane Sousa, Beth Bátalli, Fernando Freitas, Kelly Lustosa, Sidh Ribeiro e Valdemar Santos. Vanice Oliveira na preparação corporal e Bid Lima, na preparação das atrizes do grupo da 3ª. idade. Roger Ribeiro preparou os atores da oficina de Teatro e Literatura Dramática. O grupo de Percussão, facilitado por Luis Monteiro, também está envolvido no projeto. Na equipe de coordenação geral da montagem, Maneco Nascimento, Roger Ribeiro, Fernando Freitas e Valdemar Santos.

Realizadas pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, as oficinas de artes têm papel estimulador e facilitador dos desempenhos artísticos nas mais diversas linguagens, especialmente, na área de dança, teatro, música e artes visuais. No Teatro João Paulo II essas oficinas têm alçado talentos de crianças na área de dança, inclusive em festivais fora do Estado.

Serviço
Evento: Mostra de Resultados do TMJPII - Espetáculo: O Baile do Menino Deus
Data: 13, 14 e 15 de dezembro de 2011
Local: Praça Aberta do TMJPII
Horário: 19h



Nenhum comentário: