28 de agosto de 2011

Biografia: Valdemar Santos, ícone da cultura amarantina


Valdemar Santos nasceu em Amarante (PI), onde viveu até os 20 anos num convívio direto com a arte. Sua infância foi regada a banhos nas águas dos rios Parnaíba, Mulato e Canindé, sem esquecer das piracas (peixe abundante na região), além de muitadiversão  típica dos adolescentes da sua idade. Valdemar, hoje 34 anos, foi uma das primeiras, senão a primeira criançasuperdotada de Amarante, o que exigia uma atenção especial dos seus pais Vitor Carvalho e Teresa Carvalho. O seu contato com a dança iniciou muito cedo e já lhe dava a certeza de que iria seduzir grandes públicos por toda a vida com a sua arte.
Ainda menino, aos 06 anos (já respirando cultura), criou uma coreografia para apresentar para as mães; o desafio foi intenso por conta dos ensaios, figurino, mas o seu encanto era maior, o que o fez superar o seu primeiro grande desafio na sua pouca idade. A partir de então não deixou mais a dança. Enquanto adolescente, no auge da lambada, sua habilidade era impressionante já dançando e participando de campeonatos pela região conquistando títulos e mais títulos.
Identificando-se com a cultura amarantina, ingressou no teatro “Amarantus" que lhe concedeu a oportunidade exata para desenvolver e aperfeiçoar o seu lado artístico, período em que começou a desenvolver oficinas de dança e teatro. Ao mesmo tempo já desenvolvia seu dom com o talentoso Sidh Ribeiro com quem teve o seu primeiro contato com a dança mais elaborada. Assim surgiu o primeiro desejo em buscar a profissionalização no seu encanto maior, a dança. Outros talentos como Frank Lauro, Adalmir Miranda, Arimatan Martins ampliaram seus conhecimentos e alavancaram sua vida profissional, era o início da realização de um grande sonho.
Residindo em Teresina, capital do Piauí, após os 20 anos de idade, Valdemar iniciou uma forte parceria com Luzia Amélia, com quem muito se identificou profissionalmente, parceria essa que durou 06 anos e que realmente lhe rendeu o status de profissional de notória referência na dança no Piauí e em vários estados brasileiros.
O coreógrafo afirma que o profissionalismo é fruto de muita dedicação no trabalho e no estudo, razão pela qual mantém uma constante busca pelo aperfeiçoamento técnico e profissional em diversos centros do pais, em especial Rio, Fortaleza, Belém, Manaus.
Bem humorado, conduz a vida na esportiva e de forma extrovertida. Quase nada muda o seu estado de espírito. Uma das suas paixões é morar sozinho por necessitar do seu próprio tempo e espaço, por precisar, na maioria das vezes, de um estado contemplativo.
O que mais lhe aborrece é fazer o que não gosta. Valdemar aceita todo estado de ociosidade desde que esse estado seja criativo e somente gosta de fazer o que realmente quer. Respeitador, ele aprecia cultivar amizades e sempre buscou ser comunicativo, ouvir e ser ouvido, sair com amigos, viajar, conhecer gente nova, trocar ideias, falar sobre o Piauí e, principalmente sobre Amarante e Teresina, onde escolheu para viver por estar próximo a Amarante, onde sente-se confortável e em casa.
VALDEMAR SANTOS SOB OS HOLOFOTES DA TV MEIO NORTE (PROGRAMA REVISTA MEIO NORTE)



















































Fonte: http://www.meionorte.com/

Nenhum comentário: