16 de agosto de 2011

ART DANÇA SE APRESENTA EM 100 RUAS DA ZONA NORTE, PRÊMIO KLAUSS VIANNA



"O PRÊMIO KLAUSS VIANNA Á CONCEDIDO AOS GRUPOS EM ÂMBITO NACIONAL QUE CONSEGUEM DESTAQUE PELA EXCELÊNCIA DE SEUS TRABALHOS. É A FORMA QUE A FUNARTE ENCONTROU PARA VALORIZAR E PATROCINAR INICIATIVAS DE GRUPOS COM DESTAQUE EM TODO BRASIL. ESSA É A QUARTA EDIÇÃO QUE ENTRE OS CONTEMPLADOS TEMOS REPRESENTANTES DO PIAUÍ" 






A FUNARTE, por meio do prêmio Klauss Vianna, possibilita ao Grupo Art Dança e a Organização Ponto de Equilíbrio realizarem 100 (cem) apresentações de um espetáculo que conta os anos de trabalho e dedicação dessa trupe de artistas chamada “Art Dança”, que se dedicam ao fomento e exercício da cultura de Teresina, em especial a zona norte.

As apresentações serão distribuídas em dez bairros: Acarape, Mafuá, Mafrense, Poti Velho, Matadouro, Aeroporto, Buenos Aires, São Joaquim, Real Copagri e Mocambinho. O projeto comemora os dez anos de existência do grupo, que surgiu de uma oficina de dança realizada em 2000 pelo arte-educador Francisco Moreno e que hoje é uma companhia consolidada e atuante no cenário local.

Em cada bairro serão atingidas dez ruas, pois é um fato ainda constante nessa região o hábito dos moradores sentarem as portas das casas para conversar com a vizinhança ou simplesmente ver a vida passar. Esse hábito despertou a idéia de levar a essas ruas o trabalho do Grupo Art Dança, que vem ao longo dos anos misturando o regional, o folclórico, o jazz e o contemporâneo em suas criações. Nesse projeto, idealizado e elaborado em parceria com a Organização Ponto de Equilíbrio, o grupo Art Dança mistura técnicas da dança, circo e teatro, construindo um musical contagiante que mescla a realidade do cotidiano do grupo, com um apanhado histórico da sua trajetória criativa, pensado para ganhar as ruas e, assim, dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido por uma década na região.

O grupo Art Dança e a Organização Ponto de Equilíbrio acreditam que dessa forma conseguirão construir um alicerce forte que projete por mais dez anos seu trabalho. Eles apostam na aproximação com a vizinhança como base para o fortalecimento do seu trabalho. Certamente a relação com a comunidade é fator importante para o reconhecimento profissional dos artistas.




GRUPOS PIAUIENSE QUE JÁ GANHARAM: BALÉ DE TERESINA, ESCOLA DE DANÇA NAÇÃO TREMEMBÉ, NÚCLEO DO DIRCEU E AGORA ART DANÇA.

DENTRE AS 600 PROPOSTAS NACIONAIS APRESENTADAS E AVALIADAS ESSE ANO, FORAM ESCOLHIDOS 40 E ART DANÇA FOI O REPRESENTANTE DO PIAUÍ A CONQUISTAR. 

O PROJETO TRATA-SE DA COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DE EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA DO GRUPO ART DANÇA NA ZONA NORTE DE TERESINA. O PRÊMIO AGORA POSSIBILITA AO GRUPO CIRCULAR E MOSTRAR SEU TRABALHO A POPULAÇÃO ONDE RESIDE DESDE SUA FORMAÇÃO. 

O PROJETO FOI IDEALIZADO, ELABORADO E SERÁ EXECUTADO EM PARCERIA COM A ORGANIZAÇÃO PONTO DE EQUILÍBRIO. 


Nenhum comentário: