20 de outubro de 2008

Valdemar Santos é convidado para RESIDÊNCIA 'HELLO EARTH' dentro do Festival Panorama da Dança no Rio de Janeiro.‏

O Bailarino e coreógrafo Valdemar Santos é convidado para RESIDÊNCIA 'HELLO EARTH' dentro do Festival Panorama da Dança no Rio de Janeiro a residência tem orientação dos profissionais Vera Maeder e Jacob Langaa que são da Dinamarca, Valdemar ficará entre os dias 27 outubro a 9 novembro no Espaço Fuzuê rua D. Pedro I, 20, Centro. A residência é uma continuação do trabalho iniciado ano passado com o conceito “The invisible reality show”, que consiste na criação de performances para locais específicos, que objetivam possibilitar ao público as múltiplas possibilidades de percepção do seu entorno.

Esta residência vai se focar nas presenças físicas e virtuais, em como esses elementos se alinham em nossa percepção formando o conceito de presença física e a noção de “realidade”. Movidos por uma curiosidade contínua sobre a presença do público, os artistas vão ativar a percepção física de uma maneira que possibilite reordenar os vários níveis de significado de uma pessoa que vaga pela cidade.
A residência é uma continuação do “Walking Poem Rio”(Udflugt), projeto piloto realizado em 2007. O resultado será apresentado dentro da programação Oficial do Sentido Centro do Panorama Festival 2008 nos dias 06, 07 e 08 nas rua do centro Carioca.


HELLO EARTH é uma plataforma para projetos artísticos multidisciplinares que atravessa diversos limites entre as artes performáticas. Uma excursão em andamento que se propõe a testar fundamentos e desafiar conhecimentos presumidos. A base do trabalho do Hello Earth é um contínuo questionamento da consciência e uma exploração do mito da realidade. Mergulhando abaixo de uma superfície de contextos, que podem ser políticos, sócio-culturais, históricos ou individuais, na tentativa de inspirar a reinvenção das relações para nós mesmos, nossos próximos e o mundo que habitamos.

'Fiquei muito feliz com o resultado do ano passado por isso quando recebi o convite pra voltar esse ano corri logo atrás de patrocínio pra fazer a viagem. A organização do festival dispõe de hospedagem e alimentação par os dias do evento eu precisava providenciar as passagens, consegui o apoio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, tenho que agradecer o apoio da Prefeitura no sentido de viabilizar a participação de artistas locais em eventos nacionais. Minha participação pelo segundo ano consecutivo é fruto de muito trabalho e dedicação, tenho 12 anos de estudo e experiências na dança do Piauí, e a seleção desse festival é por currículo e carta de apresentação, então você é escolhido por seus méritos, formação e principalmente pela sua apresentação verbal, é importante para o artista de hoje saber expressar verbalmente seus interesses, escrever e interpretar, precisamos conhecer leis de incentivo, editais, está antenado com o que rola no mundo, saber usar internet, as informações estão circulando em alta velocidade que não for atrás fica. Falo isso como forma de incentivar outros artistas a buscarem esses intercâmbios esse ano consegui participar dos festivais, Passo de Arte (Fortaleza), Mostra São Luis (São Luis), Dança Pará (Belém) e Panorama (Rio) é muito bom estar circulando com meu trabalho'.
Valdemar Santos

Nenhum comentário: