17 de outubro de 2008



ESTUDO SOBRE O CORPO N° 0224

ESTREIA NO DANÇA PARÁ 2008


A Estreia do trabalho "Estudo sobre o corpo nº 0224" foi no festival Dança Pará dia 07 de outubro na cidade de Belém, o trabalho agradou o publico e recebeu criticas de profissionais paraenses, QUE VIRAM UMA COISA QUE EU AINDA NÃO TINHA VISTO NO TRABALHO, A FORÇA NA MIVIENTAÇÃO E AS PARTICULARIDADES, COISAS QUE SÃO REALMENTE MINHAS E QUE FORAM RECONHECIDAS POR ELES. É COMO SE MEUS MOVIEMENTOS FOSSEM TÃO PARTICULARES QUE FICARIA DIFICIL SER EXECUTADO POR OUTROS CORPOS. O QUE DE TODO É VERDADE A PESQUISA DE MOVIEMENTOS FOI TODA DESENVOLVIDO PRO MIM E EXECUTADA POR MIM, TRABALHEI MUITO COM VIDEO, IMPROVISAVA NA FRENTE DA CÂMERA DEPOIS ASSISTIA E PEGAVA AS SENQUENCIAS MAIS INTERESSANTE. Pra mim essa oportunidade de mostrar pra outros públicos o trabalho que desenvolvemos no Piauí é fantástico pois nos proporciona expor um panorama do que vemos produzindo aqui. A ideia de levar uma pesquisa que vem se desenvolvendo ao longo de uma vida me faz um espelho onde cada um pode ver o que tenho de ruim e de bom, principalmente conhecer e aceitar o outro como ele é. A proposta também é uma tentativa de mais uma vez falar de nossas diferenças e também de nossas semelhanças. Profissionalmente foi muito enriquecedor fazer estreia fora de Teresina, agora vou levar pros teatros daquí.


A Cia. Equilíbrio de Dança surgiu do Projeto Pro-Dança desenvolvido pelo bailarino Valdemar Santos no NAICA / Dirceu (Núcleo de Atenção Integral a Criança e Adolescente) em 1999; desde então vemos investindo no estudo e profissionalização de seu elenco tendo sempre aulas regulares de dança como forma de manter o nível e a qualidade técnica e artística dos seus trabalhos, sempre com 03 encontros semanais de 4 horas/aulas totalizando 48 horas mensais. Em mais de nove anos de existência produzimos diversas coreografias, performances, experimentações e espetáculos tais como:

Étnico (2001) sua estreia no cenário da dança piauiense, o espetáculo fala das misturas existentes na cultura Brasileira, fui o trabalho que lançou a companhia no cenário da dança piauiense sendo inclusive convidado a participar do Festival de Cultural “Artes de Março” promovido pelo Teresina Shopping.

O Piau e a Pirambeba (2003) solo com o bailarino e coreógrafo Valdemar Santos, inspirado em dois peixes dos Rios Poti e Parnaíba. O espetáculo tem como fundo nossa cultura popular, tem trilha sonora especialmente composta para trabalho pelo musico piauiense Saquá.

O espaço quando ninguém vê (2004) o trabalho mostra situações de quando não somos vistos por ninguém; É um marco na história da companhia, pois diferente dos temas anteriores busca falar de um homem mais universal, o formata também se modifica, esse foi um trabalho feito pra ser mostrado em espaços alternativos e com um conceito mais contemporâneo.

Lendário Piauiense (2005) uma vasta pesquisa sobre lendas e costumes piauiense, o lendário se apresenta em praças e escolas de nossa cidade levando cultura a população, musica executada e especialmente composta para o trabalho pelo “Grupo Musical Os Olivêra”. O trabalho foi aprovado no programa BNB Cultural na edição do mesmo ano.

A vida intima de uma Galinha (2006) primeiro trabalho voltado para o publico infantil no estado, teve estréia dentro do Circuito Cultural Banco do Brasil, o espetáculo trouxe também a oportunidade de levar para escolas de ensino infantil de Teresina um trabalho de fomento e formação de platéia para dança no Piauí.

O que você sempre quis saber mais seus pais não contou (2005) voltado para o público adolescente abordando os temas gravidez na adolescência, masturbação, homossexualismo, HIV/AIDS etc. Apresentou-se em diversas escolas de Estado em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí dentro do projeto SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas)

Qu4tro (2007) O espetáculo fala do universo feminino em particular das quatro bailarinas que formam o elenco da companhia, a movimentação foi elaborada e pesquisada para que as bailarinas se colocassem em cena como elas são de forma que o trabalho se tornasse particular e intransferível, cada interprete contribuiu para criação das seqüências coreográficas. O elenco contribuiu de forma particular nesse trabalho de forma a elaborar junto como coreografo Samuel Alves que foi especialmente convidado para criação do trabalho.

Por baixo dos panos (2007) um dueto com Elizabeth Battali e Valdemar Santos, a proposta do trabalho é mostrar o ato sexual de forma artística; a pesquisa dos momentos executados pelos corpos no ato, um balé de prazer e descobertas. O trabalho também teve outro olhar espacial envolvendo o publico numa arena onde podem observar os corpos por vários ângulos. Esse espetaculo teve a colaboração cênica de Luis Carlos Vale.

TodOLadO (2008) Uma ação, um gesto, um grito já vividos. O repetir do sentimento como repetidas são as batidas do coração. Isto é todo lado. Inteiro e desconexo de sentido, é cênico, é ritmo, é vazio existencial já vivido ou revivido. Chance de encontrar a si mesmo. Um espelho para se rever e refazer-se a alma. É um jogo cênico que culmina num abraço pressentido enquanto, outra vez, toca a mesma musica para que a vida seja reescrita... A coreografia é de José Nascimento especialmente convidado para criação do trabalho.


Participação nos Projetos:

Projeto Artes de Março (Teresina-2002/2003/2004/2008)

Circuito Cultural Banco do Brasil (2003/2004/2006)

Festival de Dança de Teresina (de 2002 a 2007)Piauí Pop (Teresina-2005/2006/2007)

Dança em Foco (Rio de Janeiro-RJ-2007)

Panorama da Dança (Rio de Janeiro-RJ-2007/2008)Dança Pará (2007/2008)

Passo de Arte (Fortaleza-CE 2008)

Projeto Enquanto o Ônibus não vem (Teresina /2006/2007/2008)

Teatro Popular Teatro 4 de Setembro (Teresina 2007/2008)

Teatro do Boi

Teatro João Paulo II


Ficha Técnica:

Direção: Valdemar Santos

Produção Executiva: Luis Carlos vale

Bailarinos: Kiara Lima, Elizabeth Battali, Carola Carvalho, Chyntia Layana, Valdemar Santos e Luis Carlos Vale

contatos: (086) 8814 8898/ 9994 1543

Nenhum comentário: