7 de agosto de 2008

ESTUDO SOBRE O CORPO N° 0224

Estudo sobre o corpo n° 0224
Criação, Interpretação e Concepção: Valdemar Santos.

Meus questionamentos sobre o significado do corpo vieram quando comecei a trabalhar com os corpos alheios. Eu já estudava dança clássica e folclórica há um tempo quando me convidaram para ministrar aulas de “Dança” para crianças e adolescentes carentes, aceitei de cara e com o tempo, fui entendendo mais o meu próprio corpo. Antes só pensado no meu corpo em termos técnicos, se realizava bem esse ou aquele movimento. Com a convivência e o desafio diário de ministrar as aulas pude perceber o corpo como matéria onde está depositada a memória de nossas vidas, revelando identidade racial, o modo de vida e também uma rica fonte de conhecimento e possibilidades.
Agora coloco em questão a relação que tenho com o meu corpo, e o quanto ele era apenas objeto pra mim. Perceber como o corpo fica marcado através de "relações" “pudor” “prazer” “medo” um todo dotado de sentimentos, sensações e dúvidas.
A partir dessas reflexões comecei a organizar esse estudo. Com esse trabalho busco um transito livre entre a linguagem técnica, o improviso e o acaso bem como a idéia do corpo-objeto, corpo-reflexão e corpo-indivíduo. Corpo como instrumentos que pode questionar e recriar o mundo em que vivemos.

Nenhum comentário: