8 de dezembro de 2010

Mostra de Solos e Duos em Fortaleza



Foi com grande satisfação que a Cia. Dança Eficiente participou da I Mostra de solos e duos de Fortaleza-CE, que teve uma programação bem intensa de dez dias de espetáculos oriundos de várias cidades como: Fortaleza, Cariri, Juazeiro do Norte, Campina Grande e Teresina (perdão se esqueci de alguma cidade, mais a programação foi tão intensa que fica difícil lembra de tudo, mais qualquer coisa vejam no blog do evento). O certo que ali foi criado um lugar de resistência na dança Nordestina, deu pra sentir no discurso da organizadora do evento Silva Moura que aquele evento não tinha a pretensão de fazer curadoria ou selecionar o que pode ou não ir para a programação, o que permitiu uma novas perspectiva no formato desse tipo de encontro. De fato a mostra tem um formato bem peculiar, e na verdade já vem sendo realizada a mais de seis anos de forma mais espontânea. Esse ano a mostra ganhou volume, um formato mais coeso e uma divulgação mais intensa o que possibilitou a participação de muitos artistas e companhias da região. 







Outra intenção do evento e possibilitar com que os profissionais nordestinos dancem pros nordestinos, no momento em que embora vizinhos, Piauí, Ceará e Pernambuco não dialogam ou permite o circuito legal que possibilita a quebra  das fronteiras geográficas e fortaleça o circuito programado dos profissionais, possivelmente isso abra um outro olhar para a produção de dança no Brasil, pois, provoca o país a se volta para outras demandas e criar novo circuito na dança nacional, respeitando e apostando nas possibilidades de cada região desse imenso país que ama a dança e dançar. Encontro assim nos faz ver que é possível e viável realizar em suas cidades eventos para dança, isso prova que só nos falta planejamento e boa vontade política dos artistas e produtores de cultura nas cidades, certamente são os mesmo artistas. O que vemos em eventos como esse é que existem milhares de ações acontecendo "Brasil a dentro" e conhecer grupos com 15 anos de estrada dá-nos um fôlego necessário, é possível sim criar essa rede que possibilite o circuito das produções desses artistas, todos já temos as táticas para realizar suas ações, agora nos resta agir e contribuir na possibilidade de articulação local, podemos ter agora uma rede que possibilite nos articular e juntos fortalecer o coletivo.







Quero aqui colocar a Organização Ponto de Equilíbrio, a qual me encontro diretor artístico e produtor da Dança Eficiente que participou com espetáculo "Duo em Tripé" da mostra, quero nos colocar disponível e disposto a acolher e contribuir na produção local de grupos ou artistas interessados em chegar até Teresina.PI.  
Aqui realizamos no mes de abril a semana da dança que realiza inumeras atividades na semana do dia 29 de abril, por tanto quem tiver propostas e queira apresenta-la por meio do e-mail: opeqpi@gmail.com temos como ajudar no alojamento e desconto pra café da manhã e almoço. entrem em contato.

VALDEMAR SANTOS
TERESINA PIAUÍ
(86) 8838 5099/ 9994 1543
valdemarsantos2@hotmail.com

Nenhum comentário: