19 de março de 2010

Um dos grandes objetivos da Pré Conferencia Setorial foi a renovação dos Colegiados Setoriais e a Elaboração de propostas para discussão dos cinco eixos da II Conferencia Nacional de Cultura, foi também espaço para se discutir a criação do Conselho Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura.

Foram muitas as questões que fizeram da pré conferencia um espaço para o exercício da democracia, por termos reunidos artistas de todo Brasil para a discussão de políticas publicas em todos as seguimentos artísticos, é um importante avanço e certamente resultado da permanente luta cultural. Só através de uma construção feita a partir de tantas vozes teremos uma cultura diversa e que respeite as especificidades de um país com manifestações tão diversa, foi necessário dar aos que fazem a cultura no país o direito de decidir o que melhor para a realização de sua arte, transformando o processo institucional em política de estado sem deixar com que as mudanças de governo interfiram na execução e continuidade de nossas ações.





È certamente um processo de redemocratização da cultura, que constrói um processo político e participativo. Nesse momento a cultura vem sendo convocada para decisões antes tomadas apenas pela economia e administração. Cerca 200 mil pessoas participaram das conferencias, quase três mil municípios realizaram de forma brilhante suas conferencias em todos os Estados Brasileiros. É um momento ímpar tendo em vista o publico presente, os setores que não se relacionavam com Ministério da Cultura tem agora a chance de dialogar, possibilitando viabilizar mais ações para o fortalecimento da cultura Nacional, precisamos dar ao Ministério da Cultura um caráter multifacetado que respeite e valorize todas as formas de expressão, sem distinções ou privilégios.






Foram três dias de assembléias e discussões, apesar de termos representantes com interesses e necessidades distintas, foi necessário estabelecer um espaço de diálogo aberto o que contribuiu para resultados e decisões que tentasse da melhor forma desenvolver, espaço adequado para trabalharmos com estrutura e perspectivas claras, para tenhamos uma cultura que valorize os artistas e suas atividades, sem apadrinhamento, fazendo com que a cultura seja igualitária. Foi importante pois, termos aqui um panorama das ações e expectativas de todos Estados. O exercício da democracia não é fácil mais se faz necessário.





Os avanços nas discussões foram intensas e muitas vezes refletia um total desinformação por parte do todo, tivemos oportunidade de diagnosticar nossa realidade e de certa forma estabelecer parâmetros e pensar políticas.

Nenhum comentário: