A PREMIAÇÃO DO PROJETO MIMBÓ COM O 2º PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES AFRO-BRASILEIRAS ACONTECEU NO TEATRO RIVAL DO RIO DE JANEIRO. "FIQUEI MUITO FELIZ EM REPRESENTAR A OPEQ NA SOLENIDADE, ALÉM DA SATISFAÇÃO DO PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS, AINDA GANHAMOS A MELHOR PONTUAÇÃO DE TODOS OS PROJETOS PREMIADOS EM DANÇA. ESTAMOS MUITO FELIZES COM OS RESULTADOS DO NOSSO TRABALHO, VIVA A OPEQ QUE TEM NOS DADO MUITOS FRUTOS" RESSALTA VALDEMAR SANTOS, QUE VIAJO NESSE DOMINGO PARA O RIO DE JANEIRO ONDE PARTICIPOU DA DA ENTREGA DOS TROFÉUS.
"COMO FALEI NO DISCURSO DE ONTEM "A OPEQ SE SENTE REALIZADA EM INCLUIR O PIAUÍ NO MAPA DA CULTURA AFRO NACIONAL, PRIMEIRO COM O PROJETO MUSICAL PALMARES 2010 E AGORA COM 2ª PREMIO NACIONAL DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA COM PROJETO QUILOMBO MIMBÓ". FINALIZA ELE.
QUE VENHAM MUITOS PRÊMIOS E PROJETOS OUTROS POIS ESTAMOS TRABALHANDO NO INTUITO DE DESENVOLVER AINDA MAIS PROJETOS QUE ELEVEM NOSSA AUTOESTIMA E NOS PROJETE PIAUÍ A DENTRO E A FORA ESSE SEMPRE FOI O OBJETIVO DA ORGANIZAÇÃO PONTO DE EQUILÍBRIO DESDE DE SUA IDEALIZAÇÃO POR LUIS CARLOS VALE, ELIZABETH BATTALI E VALDEMAR SANTOS EM 2008. SÃO QUATRO ANOS DE TRABALHOS E APERFEIÇOAMENTOS. "PASSAMOS ESSES ANOS ESTUDANDO E TRABALHANDO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS POIS SEMPRE ACREDITAMOS QUE EXISTEM FONTES E RECURSOS A SEREM BUSCADOS, BASTA QUE SAIBAMOS BEM OS MEIOS E ENTENDA OS SISTEMAS EXISTENTES". COMPLETA LUIS CARLOS VALE QUE É O ATUAL PRESIDENTE DA OPEQ.
"SABEMOS QUE A LUTA É ÁRDUA MAIS AS CONQUISTAS NOS FAZ ACREDITAR AINDA MAIS NO NOSSO POTENCIAL CRIADOR, E PROFISSIONAL DOS NOSSOS ARTISTAS". DIZ, ELIZABETH BATTALI.
DETALHES DO PROJETO QUILOMBO MIMBÓ:
Será realizado na comunidade Mimbó e vai envolver o canto, a dança e os adornos afro. A comunidade fica localizada a 164 km de Teresina, no meio norte do estado do Piauí. É um dos quilombos mais importantes do Piauí e fica na cidade de Amarante.
A comunidade tem uma história bem peculiar que será contada em forma de espetáculo, uma criação coletiva realizada com a orientação do idealizador do projeto o coreógrafo Valdemar Santos, que nasceu na comunidade de Amarante e mantém uma relação muito próxima com a comunidade sendo descendente inclusive dela, e será criada juntamente com crianças, adolescentes e adultos da comunidade.
Vamos realizar oficinas de dança, percussão, canto, teatro, criação de figurinos entre outras atividades que possibilitem o contato com a comunidade e integração dos grupos que já existem como: Pagode do Mimbó, Hip Hop, Cavalo Piancó dentre outros. O projeto será desenvolvido para ter estréia na semana do dia 20 de novembro culminando com um evento que já realizamos na comunidade por cinco anos “A FESTA DA BELEZA NEGRA DO MIMBÓ" e acontece a com bastante sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário